HISTÓRICO

Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia


"o NEF trouxe o patrimônio do "milagre grego" 
para uma parte das "periferias nordestinas"
Nilo Reis (Ideação Magazine - 2009) 



      Em 11 de julho de 1992, o jornal de Feira Hoje anunciou: "Universidade tem agora um Núcleo de Filosofia"

      Em 09 de janeiro de 1992, foi aprovado o projeto "Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia" (NEF) de autoria do professor Eliab Barbosa Gomes do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia. O NEF surgiu com o objetivo geral ser o palco para discussões sobre o saber, bem como para contribuir para uma reflexão e melhoria do ensino de filosofia e torna-se-à o fulcro das criticas, debates e soluções conjuntas para as questões de ordem teórica e prática que assolam a consciência dos que fazem a universidade um centro de produção do saber comprometido com o movimento da realidade da natureza e da sociedade.

      Diante do cenário que se presenciava na universidade com a ausência de uma reflexão filosófica que sinalizava o declínio do verdadeiro conhecimento que se reproduziam, houve então a necessidade de criar um espaço para fomentar o diálogo filosófico, além de significar um avanço na estrutura curricular de uma parte considerável dos cursos que percebia-se a ausência do estudo filosófico já que naquela época a universidade ainda não contava com o curso de filosofia. Não se defendia somente a posição pedagógica dos que afirmavam que a simples inclusão de estudos filosóficos nas grades curriculares dos cursos da universidade iria 'contribuir para melhorar o rendimento dos alunos', 'desenvolver o seu senso crítico' ou 'ensinar-lhes a pensa'. O espirito da proposta para a formação de um núcleo de estudos e pesquisas filosóficas no âmbito da UEFS era outro. Nutria-se da consciência de que os problemas da realidade eram múltiplos e necessitavam  da interseção das contribuições das várias ciências para solucioná-los. 

      Desde o seu surgimento, o NEF tem pautado seu caminho na contínua busca da reflexão filosófica, transformando a realidade, abrindo espaços sem depender de outra coisa que não seja a reflexão sob múltiplas atividades do fazer humano acadêmico. Ainda assim, o NEF sempre considerou insuficiente sua área de atuação e procurou estabelecer parcerias com alguns segmentos da comunidade, em especial, os professores do ensino médio e, sobretudo, os estudantes da UEFS.


Fontes:

Arquivos do NEF
Jornal Ideação Magazine
Jornal Feira Hoje/ Sábado, 11/07/1992

Contribuições:

Prof. Dr. Nilo Henrique Neves dos Reis